lre sódesign: 5° Bienal do Mercosul

quarta-feira, outubro 05, 2005

5° Bienal do Mercosul

Olha aí, a 5° bienal do mercosul começa a botar a suas manguinhas para fora e já está dando o que falar:

Saiu na Zero Hora:

Cole onde você ama

Artistas uruguaios que participam da 5ª Bienal identificam locais de "interesse lovetourístico" em Porto Alegre e convidam o público a fazer o mesmo

Desde sábado, Porto Alegre vem sendo carimbada com rodelas cor-de-rosa autocolantes. Trata-se de uma intervenção dos artistas uruguaios Mariana Ures e Felipe Ridao, do grupo Logo, para a 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul.

Com os círculos, eles identificam o que chamam de "pontos de interesse lovetourísticos", lugares que despertam uma sensibilidade particular.

- A proposta é compartilhar lugares próprios, cantos especiais, com gente que você nem conhece. Pôr lá, em destaque, um banco de praça, ou uma sombra de árvore - conta.

A roda-gigante da Redenção e o Centro Comercial Nova Olaria estão entre os cantos da cidade que a dupla elegeu como lovetourísticos. Os outros pontos assinalados por Mariana e Felipe podem ser encontrados no site do projeto (http://www.montevideo.com.uy/lovetour/), com fotos e comentários. Até a próxima sexta-feira, o casal pretende visitar as ilhas do Guaíba, o viaduto da Borges de Medeiros e os bairros Glória e Tristeza, pela carga simbólica de seus nomes.

- Tenho medo se poderemos voltar da Tristeza - brinca Felipe.

Quando não estão caminhando pela Capital, os artistas ficam na sede do Lovetour, um quarto cor-de-rosa e branco no segundo andar da Usina. Lá eles dormem, conversam com os visitantes e distribuem adesivos para que o público possa escolher e marcar seu ponto lovetourístico na cidade. Até 4 de dezembro, quando termina a Bienal, os adesivos estarão disponíveis no local.

Criado há um ano em Montevidéu, no Uruguai, onde moram Mariana e Felipe, o Lovetour deixa pela primeira vez os limites da cidade natal. A próxima parada é Barcelona, na Espanha, no fim de outubro. Mariana e Felipe são, além de parceiros de projeto, namorados. Daí o love do tour.

- Nossa idéia é que falta amor na cidade, queremos discutir amor e cidade ao mesmo tempo - sublinha Mariana Ures.


----------

Achei o máximo essa iniciativa.

Vou colar um desses adesivos lá na frente do restaurante Don Nicola...


E o adesivo é legal, não acham?



via: Zero Hora