lre sódesign: Porto Alegre turística?

quarta-feira, agosto 02, 2006

Porto Alegre turística?

Depois do museu Iberê Camargo e da quase-conclusão do Multi-Palco do Teatro São Pedro além dos muitos projetos para a área do Deprec (ao lado do Gasômetro), Porto Alegre parece vislumbrar uma aspiração ao turismo, na medida do possível.

Olha a nota que saiu na Zero Hora (eu sei que já faz um mês, mas só agora consegui tempo para postar...)

Um futuro para o Estaleiro Só

Projeto com edifícios, hotel e áreas de lazer depende de mudança de lei.


Um superprojeto arquitetônico e urbanístico pretende dar um destino para o Estaleiro Só e, ao mesmo tempo, uma nova cara à zona sul de Porto Alegre. Com edifícios residenciais, hotel, marina, salas comerciais e área de lazer à beira do Guaíba, o Pontal do Estaleiro tem de sensibilizar a prefeitura e a Câmara para rever uma lei que barra construções habitacionais naquela região.

Localizado entre a Avenida Padre Cacique e o Guaíba, no bairro Cristal, o terreno do Estaleiro Só foi adquirido pela empresa SVB Participações em um leilão no ano passado. Até então, a área, de 41 mil metros quadrados, havia sido colocada à venda diversas vezes depois da falência da indústria.

Em conjunto com a Debiagi Arquitetos e Urbanistas, a SVB promete transformar o local, hoje ocupado por depósitos abandonados, em um complexo que reúne lazer e sofisticação. O projeto será apresentado oficialmente na manhã de hoje.

O empreendimento, estimado em R$ 130 milhões, prevê a construção de cinco edifícios residenciais de 12 andares (220 apartamentos e uma área de 32.160 mil metros quadrados), um hotel com 200 apartamentos e centro de convenções, estacionamento com 1.449 vagas, prédios para escritórios e consultórios, uma marina, um píer para embarcações turísticas, uma esplanada pública de lazer e espaço para bares, restaurantes, lancherias e danceterias.

O Pontal do Estaleiro vem sendo avaliado em reuniões com a prefeitura e a Câmara, já que é necessária uma mudança na legislação para sua concretização - uma lei específica para a área veda o uso do terreno para complexos habitacionais.

- O projeto só é viável com a área residencial, por uma questão de caráter econômico e urbanístico. A composição da obra é voltada para ter vida a todo momento, até por segurança. A avaliação com a prefeitura e com a Câmara está bem encaminhada. Nossa expectativa é de que a lei seja votada nos próximos meses - disse o arquiteto Jorge Debiagi, responsável pelo projeto.

Com a construção da sede da Fundação Iberê Camargo (em andamento na Padre Cacique, em frente área do Estaleiro, com previsão de inauguração em 2007) e a possível instalação do Teatro da Ospa em um terreno vizinho, a região se consolidaria como um pólo de desenvolvimento da Capital.

- Estamos resgatando uma das regiões mais bonitas da cidade. A idéia tem tudo para dar certo - disse Debiagi.







O projeto não é assim uma Brastemp, nada muito espetacular, mas pelo menos poderia renovar aquela região morta da capital dos gaúchos.

Por mais que falem mal (eu trabalho com um monte de gente de fora...), Porto Alegre é legal, melhor, Porto Alegre é demais...

Porto Alegre é demais…

Porto Alegre é que tem,
Um jeito legal,
É lá que as gurias etc e tal.

Nas manhãs de domingo,
esperando o Gre-Nal
Passear pelo Brique
Num alto astral.

Porto Alegre me faz
Tão sentimental
Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A saudade é demais
É lá que eu vivo em paz.

Quem dera eu pudesse
Ligar o rádio e ouvir
Uma nova canção
Do Kleiton/Kledir.

Andar pelos bares
Nas noites de abril
Roubar de repente
Um beijo vadio.

Porto Alegre me faz
Tão sentimental
Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A saudade é demais
É lá que eu vivo em paz.

Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A saudade é demais
É lá que eu vivo em paz.

Porto Alegre é demais…!



via: ZH

29 Comments:

At 9:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Hummm...sei não! Vi o projeto e não gostei! Achei muito comercial, d+ e olha que não sou contra isso, hein! Acho que aquela região tem muito potencial! Não concordo com essa mudança de lei em benefício desse projeto fraquinho!
Esse projeto vai acabar com a visão sul do Museu Iberê?!!!!!!!!
Não concordo com torres altas ali!
Tá, tá, acabei o texto! Hehehehe

 
At 9:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Também acho MUITO duvidoso esse negócio de alteração de uma lei municipal pra viabilizar um projeto desses. Além disso, é um absurdo a franca privatização da paisagem, em total detrimento dos outros moradores da região. Será que o projeto tem estudo de impactos ambientais, etc? Mas essa é a história dos litorais brasileiros em geral: quem tem grana compra e se instala, e o resto da cidade que se rale.
Desculpe o desabafo.
Joice.

 
At 3:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E porque não uma piscina com ondas???????

 
At 3:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A NECESSIDADE DE REVITALIZAÇÃO DA AREA 'E OBVIA, MAS O ACESSO DEVE SER PUBLICO, SEMPRE! QUANTO AO PROJETO EM SI, SEM ENTRAR NO MERITO ESTETICO MAS DAS FORMAS, AS ALTAS TORRES ESCONDEM O MUSEU IBERÊ CAMARGO E POR OUTRO LADO A VISTA PARA O GUAIBA (QUE DEVE SER PUBLICA!)

 
At 2:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Acho tudo muito lindo o que os demais colega falaram, mais vocês já pensaram na palavra PROGRESSO. Já imaginaram quantos investidores virão em busca de novos mercados, quantos postos de trabalho.
Adorei o comentário de todos, eu também me preocupo com tudo isso, mais tenho certeza que tem muita coisa pior e injusta neste país.
Um abraço.

 
At 11:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O projeto é bárbaro.
Não sei porque há tanta resistência ao que pode ser arrojado, me impressiona as pesooas serem contra um projeto destes (as torres serão alinhadas ao museu não vão tirar a visão deste, ao contrário, irão projetá-lo. Também me impressiona algumas pessoas serem contra o projeto da Ospa, não dá nem para contar que isto ocorre para quem não é portoalegrense porque as pessoas não acreditam

 
At 3:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

muito bom....comentários astutos hein!!!!mas sobre a vista...acho aqueles galpões do carnaval de 1950 lindos...aquele ar de podridão...eu sempre vo lá tomá meu chimarrão...eu e os meus amigos da vila diário....fala sério minha gente...

 
At 6:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não sei porque o povo de Poa adora concretão, branco, formas bruscas e muuiiitooo cimento nos caminhos.
Nada demais esse projeto, muito óbvio, muito cinza, a cara de Poa.
Com relação ao PROGRESSO, essa área tem tudo para se tornar uma das mais honerosas da cidade, a especulação imobiliária vai cair de boca.
E a lei busca o melhor para a cidade, se modificada devido a um empreendimento especifico, porque não pode ser mudada para os demais?

 
At 2:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Calem a boca!!!
Quem são vcs, todos, que estão criticando!
Essas pessoas tem mérito e alguma credibilidade para criticar???
E esses mesmos... Tem alguma proposta melhor???

 
At 10:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Somente em Porto Alegre que prédioS de 12 PAVIMENYOS é considerado motivo de discussão e alvo de muitas críticas, enquanto isso o Guaiba cada vez mais no ambandono, e nós de habitantes da cidade continuamos de costa a Orla, tudo que vier para a retomada desse local deva ser aplaudido

 
At 3:48 da tarde, Blogger Armazém Colonial said...

É importante a modernização e a criação de áreas de laser, mas não deste geito, onde os envestimentos só são feitos para população de alta renda.
No Cais do Porto o Governo do Estado e do Municipio também querem bons ganhos e que o povo vá as favas. No cais ninguem pode chegar mas instalarem hoteis, escritórios e palacetes de alto luxo podem.
Devemos criar são áreas confortáveis de acesso público onde todos se sintam bem, chega de explorarem áreas p´´ublicas com dinheiro do povo mas contra ele.

 
At 4:02 da tarde, Blogger Armazém Colonial said...

Não entendo porque os que apóiam estas negociatas fazem anônimamente, deveriam ter coragem e externar os seus pontos de vista abertamente para que se saiba quem é quem neste negócio. Tem muita coisa suja por traz destes empreendimentos.
A Polícia Federal deveria buscar se inteirar do que rola nas mesas de negociação.

 
At 2:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pelo amor de deus. O projeto é lindíssimo e vai valorizar muito uma parte bonita e esquecida da cidade: a zona sul.

Brasileiros... Sempre criticando. Alguém fala das construções de outros países? Não. dos outros países a gente baba. Quando é aqui é "a ditadura da burguesia". TSC.

 
At 6:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O projeto é sensacional!!!!!!
Não sei porque há tanta resistência ao moderno, a torres (torres?, elas só tem 12 andares). Não consigo entender as pessoas serem contra um projeto lindíssimo, arrojado, em harmonia com o Guaíba, que vai modernizar a cidade, atrair turismo e acima de qualquer coisa, vai aumentar a nossa auto-estima, pois moraremos numa cidade bonita, moxderna. Chega de velharia, chega de favelas na orla, chega de abandono, e essa área não será somente privada, você vai pode visitar, caminhar pela esplanada. Vocês que são contra, ao menos conhecem o projeto ? Meu Deus, quanta ignorância. Querem parquinhos na orla, e depois vão pra Miami, Cancun, Nova York pra se deslumbrar com as torres. Quando se fala sobre os "contras" a este e a outros projetos arrojados pra Porto Alegre, pra pessoas fora do estado, as pessoas não acreditam !!!!
Meu Deus !

Gilberto Simon
Site Porto Imagem
www.portoimagem.com
Blog Porto Imagem
http://portoimagem.blog.uol.com.br/

 
At 1:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Estive hoje na audiencia publica realizada na camara de Poa referente ao Pontal do Estaleiro.
Independentemente da aprovacao ou nao da proposta, foi um belo ato de democracia. Particularmente, gostaria de morar em um pais onde ao inves de termos a iniciativa privada dona de um local e emprendendo a obra que o estado pudesse faze-lo para dai termos uma obras esclusivamente para fins sociais. Infelizmente, nao moro neste pais e o que vi foi uma utopia de esquerda visando derrubar a proposta atraves de um sem numero de exigencias que inviabilizariam o empreendimento ( por este motivo ate hoje a area continua entregue a vandalos ratos e baratas) e por outro lado a empresa investindo mais de cem milhoes e entregando 53% da area que lhe pertence ao publico. Vi de tudo la, e sinceramente cheguei a ficar decepctionado com os chamados representantes do povo….
Tinha quem fosse contra a realizacao da obra porque haveria predios residenciais, mas concluia dizendo que gostaria que fosse aproveitada a area para a construcao de casas populares.!?!?!? Outros justificando viemente o fim da obra porque perderiamos a vista do por do sol do guaiba. Desculpe, moro em POA a 30 anos e nao conheco ninguem que pegue o carro e transite em horario de engarrafamento as margens do guaiba para ver o por do sol durante 3 minutos e que sequer e visivel naquela area.
Gostaria de entender o que tem na cabeca de um infeliz destes que luta por um por do sol que nao ve, tenta derrubar um projeto que so traz beneficio. Enfim, POA esta na UTI necessitando do que pode ser dado a ela e esse projeto arranca um tumor de 30 anos, mas que se depender destes merdas vai permanecer ali por mais 30 porque precisam discutir quem vai operar.
Grato

 
At 11:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Considero um absurdo este projeto.
Tem grande impacto ambiental e não trará nenhum benefício para a população em geral. Apenas alguns pouco ganharão com isto, em detrimento da grande maioria da população.
Abraços,
Antonio Carlos Santos.

 
At 10:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este projeto de renovação da área do Estaleiro Só é um projeto interessante, mas extremamente perigoso. Por um lado tem a questão da segurança das pessoas que tem que transitar pelo lugar a noite. Outro ponto é a valorização que o lugar vai ganhar com a existência desta idéia somado ao Iberê. Porém, não vou entrar em critérios de patrimônio histórico porque infelizmente a conservação do estaleiro dificultaria muito um projeto cultural e de conservação da memória da cidade. Vou lembrar do impacto ambiental que este projeto causaria. As margens do Lago Guaíba (extremamente castigado pela falta de consciência da população que o poluí iracionalmente)um projeto grandioso como esse poderia causar ainda mais danos ao local. Temo que daqui a poucos anos o porto tão alegre e famoso da cidade se torne uma espécie de Tietê. Enfim, este é meu ponto de vista e preocupação.
Valquíria Gonsales
coisasdaval.blogspot.com

 
At 10:39 da tarde, Blogger Nique said...

Como arquiteta, não posso deixar de criticar esse projeto que desrespeita totalmente o entorno e a história da área onde será instalado. A orla do Guaíba precisa ser tratada com carinho. Investimentos são necessários, e a iniciativa privada é muito bem-vinda nesse caso, já que o poder público está falido e a orla precisa ser revitalizada. Já foram apresentados projetos melhores em aspectos urbano-econômicos para a área, projetos que não exigiam a alteração da legislação pois a respeitavam; então, por que este projeto em especial está sendo tratado de forma diferente? De onde surgiu o interesse de mudar uma LEI para a implantação de várias caixinhas brancas numa zona de proteção ambiental? Profissionais competentes para elaborar bons projetos e interesse de investimento para a orla existem. Não é esse o caminho que deve ser tomado, não se ceve alterar a legislação do município em prol do lucro de uma construtora. Claro que empregos serão gerados, claro que investimento na área é bom, claro que queremos ver algo acontecer nas margens do nosso Guaíba. Mas será que devemos aceitar aqualquer coisa? Espero que nossos vereadores não se deixem corromper para aprovar uma proposta urbano-arquitetônica de tão baixo nível e de benefícios duvidosos para a população em geral.

 
At 2:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Levem em conta que o que esta em questionamento não é o aproveitamento da área, mas sim como aproveitar.
Quem comprou a área sabia da lei 470/2002 que minimizava seu aproveitamento e que por isso ele pagou bem menos do que a área valeria (chama-se especulação).
Após adquirir a área passou a trabalhar em cima dos políticos a fim de criar melhores condições de ganho.
Nada conseguiu com o Prefeito então atacou os vereadores onde conseguiu que 17 assinassem um pedido de alteração da 470/2002.
Estas alterações se conseguidas implicam numa valorização da área que se estima em mais de R$ 60.000.000,00.
É justo tal ganho imobiliário e que, além disso, trará esgoto para junto do rio numa quantidade significativa.
Lembro o canal atrás da FAPA em que corre esgoto in natura, pois a estação de tratamento do esgoto da área não funciona mais e foi feita para viabilizar os edifícios.
Temos que pensar, discutir e principalmente querer o laser para o Porto alegrense.

 
At 12:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estas reações contrárias ao projeto são o retrato da inveja e do ranço comunista.

O que aqui eles chamam de feio, colocar prédios na orla, na cidade do Rio de Janeiro eles elogiam.
Copacabano no Rio eles elogiam.

É famosa inveja dos recalcados comunistas.
Não podem ver alguém construir alguma coisa, não podem ver alguém trabalhar, ter sucesso e pagar os impostos.

O que eles elogiam no Rio de Janeiro, em Recife, em Nova York, eles querem criticar aqui em Porto Alegre.
Bem coisa de recalcado comunista mesmo.
Investimento de 130 milhões que eles querem colocar no lixo por causa da sua inveja rançosa.

Mas que vergonha deste povo recalcado socialista de Porto Alegre.

 
At 2:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ser PT e pobre é uma droga. Antes de deixar como está.....Executem o projeto...é lindo....Pergunta pro sem dedo....???
Ele vai até querer morar alí.Agora não é só mais um metalúrgico !
É um estadista e tal.....
Deixafazer !Nãovaidánadamesmo!
Né?

 
At 3:46 da manhã, Blogger Guilherme Monteiro said...

PRIVATIZAÇÃO É O CACETE!!

A ÁREA SEMPRE FOI PRIVADA E NO FUTURO TERÁ UMA ÁREA PÚBLICA DE 50x 700m de acesso ao PÚBLICO.

QUANTA DESINFORMAÇÃO.

SABEM PORQUE DA REJEIÇÃO? PORQUE NÃO ESTÁ SENDO FEITA NE GESTÃO PETRALHAS!

PT FICOU 16 ANOS E NADA FEZ.

PARABÉNS PORTO ALEGRE, PARABÉNS FOGAÇA.

SEUS BARBUDOS E PROFESSORES DA UFRGS, VÃO PRA CUBA!

 
At 4:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

1.Quem comprou sabia que a legislação não permitia imóveis residencias naquela faixa.
2.Quando o PT retirou a vila Cai-cai daquela área, ninguém achou ruim - mas eram residências.
3.Aquela vila estava instalada em área particular - mas, daí ninguém chama de Petralhas os que tiraram a vila dali.
4.Pagaram uma bagatela (R$7 milhões) por aquela área porque ninguém quis entrar no leilão porque ali não pode construir residências (nem casas e nem torres com mais de 200 apartamentos).
5.O impacto ambiental de uma casa é muito superior a um conjunto comercial.
6.Quem cmprou, por certo, contava com uma alteração na lei.
7.Alteração na lei somente passando pela Câmara de Vereadores.
8.Revitalizar a orla não se pode fazer colocando concreto, aço e tijolo.
9.A área estava virando lixão porque a massa falida não mantinha limpa como é de sua responsabilidade.
10.Porque a Prefeitura não exigia a limpeza do local como faz com quem tem um terreno baldio.
11.Uma hipótese: depois de fazer o urbanismo na área, quem me garante que o acesso público será permanente?
12.O Parque Germânia (próximo ao Iguatemi) era para ter acesso público permanente, mas não tem.
13.A Prefeitura do PT não desapropriou a área por que em Porto Alegre tem muita coisa mais importante para se colocar o dinheiro. Ex. arrumar o Araújo Viana.
14.Depois de construir os 6 blocos naquele ponto (a jóia da coroa), abre-se a brecha legal para que o mesmo se faça no resto da orla.
15.A Câmara de Vereadores e a população já rechaçou a privatização da orla junto ao Parque Marinha do Brasil durante o governo municipal de Alceu Collares.
16.quando o PT "limpou" aquela área era para que a população, um dia pudesse ter acesso àquele local.
17.Depois de construir as 6 torres, quem me garante que a população terá acesso irrestrito.
18.Quem garantirá que os marajás-moradores não poderão, por pressão, fazer com que a Prefeitura libere o cercamento da área?
19.Se era para autorizar a construção na orla, porque então a Justiça autorizou a Prefeitura a retirar os bares da orla de Ipanema?
20.Estão, sim, privatizando a orla do Guaíba e, consequentemente, o pôr-do-Sol que, em breve, será apenas para alguns poucos usufruírem.
21.Alguns vereadores - principalmente os mais ferrenhos defensores do projeto - estão demais irritados com a proposta de se abrir o sigilo bancário, telefônico e fiscal de si e de seus familiares (para evitar corrupção mascarada). Porquê?
22.O esgoto das torres será tratado onde? Em Ipanema?
23.Fala-se muito que em outros países existem projetos "arrojaods, dinâmicos e modernos como este na beira-mar, rio, lago"...ora, chega de tupiniquismo... chega de querer imitar o que há no exterior...
24.Outros países não tem a consciência ecológica que devemos ter.
25.Outros países adorariam ter a quantidade de área verde que temos.
26.Outros países destruíram suas "vidas" colocando concreto onde deveria ter um parque, uma praça, um jardim.
27.Qualquer um faz um prédio de concreto - qualquer engenheirinho coloca um tijolo onde deveria ter uma árvore - mas, são estes "qualquer" que estão acabando com o planeta.
28.Dinheiro é bom, progresso, também, mas, para gozá-los, precisamos estar vivos.
29.Tenho 49 anos de idade e lembro bem como era o centro de Porto Alegre com seus prédios históricos.
30.Estive em Paris, Madri e Lisboa - lá, seus moradores cultuam suas histórias e seus passados.
31.Fico imaginando alguém propor a demolição do Forte de Belém, em Lisboa, para colocar ali um shopping?
32.Fico imaginando alguém propor a demolição das Termas de Caracala ou o Círculo Máximo, em Roma, para colocar no lugar um supermercado ou estacionamento.
33.Fico imaginando alguém propro a demolição da Catedral de Sacre Coeur para contruir no lugar um hotel moderníssimo.
34.Devemos copiar o quê os estrangeiros fazem de certo.
35.Aqui, pelo visto, tudo pode.
36.Gostaria de ver o Costão do Santinho com praias mais acessíveis a todos.
37.Praia Mole em Florianópolis ônibus não entra.
38.O patrimônio público tem de continuar público.
39.A área onde se instalou o Estaleiro Só era pública e foi DOADA pelo poder público na época - uma benesse que somente trouxe benefícios para seus proprietários e para seus trabalhadores... já que o Estaleiro estava instalado em uma área que antes era pública, porque não devolvê-la ao poder público na medida em quê o Estaleiro não mais existe?!?!? O Estaleiro não existe mais, então, a família que dele se beneficiava, poderia devolvê-la.... eis uma questão ética.
40.A área é privada mas o destino deverá ser público, já que público já fora anteriormente. Proponho um plebiscito para resolver tal problema.

 
At 11:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

acho que não deve ser feito , os Porto Alegrenses não merecem... , por que são um bando de frustrados e invejosos que querem puxar tudo pra trás , não querem discutir pra alterar , modificar , inovar , apenas são contra , por que não aceitam que alguem seja empreendedor e ganhe dinheiro.
PORTO ALEGRENSES NAO MERECEM , continuem com a sujeira existente de hoje.

 
At 1:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pelo amor de deus...não a tanta bobagem. chega de alguns frustrados e incapazes de conviver com o novo, ficarem desfazendo de uma da spoucas atitudes que se tem visto ultimamente para recuperar o que há anos tem sido abandonado. Não importa se é para ricos ou pobres em aparência, o que importa é que é bonito e estará disponível a toda população...Chega de querer igualar por baixo só para dizer que o espaço é democrático...chega de pensar pequeno. A orla do Guaíba é suficientemente grande para reunir empreendimentos,áreas verdes, museus, parques e tudo o que nós moradores de porto alegre e que amamos a cidade temos direito de ver ao invés de áreas abandonadas, sujas e mal cuidadas como temos visto aliás em muitos locais da cidade.

 
At 2:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o que mais me revolta nesse tipo de debate é que algumas pessoas e ideologias nunca moveram uma palha para realizar nada, ficaram sempre presos a seus mundo medíocres que nada tem a ver com a pujança de nossa cidade e agora vem a tona para criticar pelo mero prazer de criticar ja que não tem cacife e não são competentes suficientemente para realizar nada.
que tristeza isso...
como podem não ver a importância de se investir ? de criar de inovar ?
porque tem pessoas com velhos conceitos que acham que a riqueza e o crescimento são feios ?
será bonito o estado de abandono que se dá em cuba ?
será bonita a arquitetura que o comunismo promoveu na polonia e no leste europeu como um todo ?
parem de se meter, de emperrar o desenvolvimento, de travar o futuro...
não fazem nada além de circular agressivamente com suas bandeiras tentando convencer a todos com sua convicção demente que o mundo deles é o certo impondo a todos suas filosofias esquecendo-se muitas vezes de quando chegam ao poder instalam-se nos gabinetes e nada mais fazem por lá.
ACORDEM PARA O MUNDO MEUS CAROS!!!

 
At 9:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A marina que éra prevista já foi retirada do projeto de lei por não ser viável ´pela proximidade do canal de navegação.
Lembrem-se que a área para ser ocupada precisa ser aterrada três metros o que não seria permitido por problemas ambientais. Um sistema de dique tornaria a área um pinico ou melhor uma bacia, com prédios dentro, qualquer chuva, rio cheio o sitema drenante não funcionando, vira um lago e aí vão reclamar de quem. Por outro lado o cheiro que vai exalar dentro da área será de aguentar? Imagine uma área de 45.000 m2 cercada de dique por todois os lados, terra úmida, calor, esgotos, o que pode dar?
Quem vai querer comprar imóveis nesta área dentro de um panelão?
Os Bancos oficiais financiarão vendas nesta área, com pressão dos movimentos sociais?

 
At 10:32 da manhã, Blogger Daniel said...

Sou contra esse projeto, pois ele trará muitos impactos ambientais na região privatizará esse espaço. Se o a lei não for alterada no lugar dessas residências para alta burguesia poder ser feito um espaço de acesso a todos os moradores da capital. Sendo que com essa construção haverá uma abertura de precedência à privatização da orla do Guaíba, sendo que o Guaíba é de todos e não só de quem tem dinheiro.
Diga NÃO ao Pontal, Diga NÃO ao Neoliberalismo.

 
At 8:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Temos que trazer as pessoas para perto da orla. Sem pessoas não existe revitalização.

Querem mais espaços públicos? Os espaços públicos que ja temos estao sujos e mal-cuidados, tomados por mendigos, drogados e prostitutas. É mais um espaço desses que querem?

 

Enviar um comentário

<< Home