Pelota
Saiu no IG:
Fifa examinará "bola rápida" criada por aposentado espanhol
A Fifa examinará uma bola que oferece menos resistência ao ar e permite um maior deslocamento, segundo uma carta enviada pelo órgão ao inventor do produto, um funcionário aposentado chamado Francisco Ortiz, que já possui outras patentes no mundo esportivo.
A agência EFE teve acesso à carta. Nela, a Fifa informa que a proposta foi transmitida aos órgãos competentes para que analisem a descoberta, que Ortiz desenvolveu com uma bola de plástico, na qual fez quatro furos para introduzir quatro tubos de borracha. E depois voltou a enchê-la.
O inventor explicou à EFE que o ar que penetra pelos tubos "procura" os furos, e a bola "apenas viaja sobre seu eixo quando se chuta sem efeito", algo que comprovou mediante um sistema de indicações desenhadas em sua superfície.
Outra das vantagens da bola está em sua "maior precisão" na hora do chute, segundo Ortiz. Um "pescoço" une os dois canos no centro da bola para assegurar o funcionamento desse sistema, completou o inventor, que confessou que o protótipo é "um pouco rústico", embora válido para demonstrar sua teoria de que esta estrutura oferece menos resistência ao vento.
O segredo da bola está nos orifícios - de cinco milímetros de diâmetro -, que estão tapados por uma tela metálica "muito espessa", e que, "sem machucar quando se bate de cabeça", dado o seu reduzido tamanho, impede que algum pequeno objeto obstrua os tubos.
Ortiz, de 58 anos, foi funcionário público em Málaga e tem paixão pela mecânica dos relógios. Como inventor, foi responsável por uma trave em plano inclinado para evitar "gols espíritas" e um aerossol de para marcar a distância das barreiras nas faltas.
O orçamento da invenção da nova bola chegou a "300 pesetas" (cerca de US$ 2).
----------
Acho que o futebol perde um pouco da magia com esse tipo de "inovação"
Não curti.
Estava louco para achar uma foto desse protótipo, mas não achei.
Assim que sair uma imagem eu posto.
via: IG
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home