lre sódesign: Cabide

sexta-feira, agosto 18, 2006

Cabide

Sensacional o conceito desse cabide:



Altamente politicamente correto e uma alternativa ecológica bem pensada.

Só não dá para saber o quanto de peso ele pode suportar.

Desenvolvido por
estudantes de design da Universidade de Artes e Indústria de São Petesburgo.


via:
Core77

14 Comments:

At 6:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Acho que suporta um bom peso, devido a forma dele! Acredito que mais que aqueles cabides de 1,99 que tenho em casa! Uahhaa!!

 
At 4:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

não acho q seja tão bom assim, haja visto q a vida util não deve ser grande, então vc tem q trocar com mais frequencia do que alguns de platico, que duram anos.
Ecodesign não deve se prender apenas a questão dos materiais utilizaveis e sim qnto tempo isso dura.
Uma cadeira de madeira dura muito anos, uma de papelão dura algum tempo, então a madeira nesse caso eh a opção melhor.
lembrando que cadeira de madeira naum qr dizer cortar madeira pra realmene fazer a cadeira. uns alunos de design da UFPR desenvolveram uma serie de mobiliarios que usam restos de corte, ecologicamente correto e duravel

 
At 7:50 da tarde, Blogger Giuliano said...

Legal Fábio!

Estamos aí para discutir mesmo!

 
At 3:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ok, mas ai já estamos falando de custo benefício! Só comparei com os cabides mais fracos, mesmo pq não estamos vendo ao vivo esse de papelão!

 
At 1:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A questão não é só custo/beneficio.
É ser ecologicamente correto.
Meus cabides de plastico estão comigo faz algum tempo, esse de papelão dura quanto ?
Aok, plastico não é um bom material, mas se levarmos em consideração a vida util ele é mais viavel para o consumidor e para o meio ambiente.
Acho que a visão de ecodesign está meio perdida, todo mundo quer produtos q sejam politicamente corretos, mas não levam em consideração outros fatores.
Se milhares desses cabides forem pro lixo de 6 em 6 meses ele não cumpriu seu papel.

 
At 1:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fábio, meu enfoque inicial era mais sobre a forma e se o cabide resistia ao peso das roupas.
Mas, pensa assim, o cabide de papelão não vai para o lixo em 6 meses, ele será reciclado. Ok, e o de plástico tb!
O que eu achei muito legal no design do objeto é mostrar que mesmo sendo de papelão ele pode ser igual ou mais resistente que os cabides baratinhos e frágeis que se encontra por ai, isso tudo devido à sua forma!
Mas, para finalizar, deixo registrado que eu prefiro os de metal, mais finos, ocupam menos espaço, são mais meu estilo e gosto!
Abração!

 
At 7:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cris, naum comentei pra desqualificar o que você pensa, e tudo o que eu falei fica por conta da minha impressão sobre o cabide.
Esse cabide vai ser reciclado em 3, 6, ou nove meses.
Não tiro meritos da ideia de se preocupar com o descarte do produto e claro que papel é mais facil de reciclar que plastico. A produção do plsatico tb é mais agressiva que a de papel, mas tem que ser levado em consideração o quão o cabide dura.
Se forem necessarios 10 cabides de papelão para ter a mesma vida util do de plastico fica a duvida se o cabide realmente é politicamente correto ou apenas mais uma ideia (louvavel, claro).
Dizem que o nivel de consumo de materiais no mundo tem q ser diminuido a 10% do que é consumido hoje, em 50 anos. Se esse cabide tem uma boa durabilidade ele conseguirá sim seu objetivo, mas caso contrario será mais uma peça agressiva/comercial.
Na verdade eu não comentei isso pra contestar isso ou aquilo, são apenas questões que eu levando pra mim mesmo quando penso em algum projeto.

 
At 12:00 da tarde, Blogger Giuliano said...

Calma gente!

Estão todos com a razão, TODOS!

Não existe verdade absoluta e outras coisas budistas...

 
At 1:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fabio, sem problemas, eu só estava trocando idéias, na boa, nem levei pra qq outro lado!
Achei bem legal a discussão, é bom trocar idéias!

Giu,não te preocupa, estão todos vivos, hehehe!

Brincadeira, hein!

Bjooo

 
At 9:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

si sim, do que adianta eu pensar em algo e não falar pra ninguem ?
não que eu deva haver "catequização", mas trocar ideia é otimo

beijos e abraços

 
At 12:56 da manhã, Blogger Rafael Amaral said...

Adicionando mais à questão:

Se formos pensar em outros aspectos da sustentabilidade, podemos agregar ainda mais valor ao conceito do cabide de papel.

Como ele pode ser produzido simplesmente utilizando cortes e vincos no papel podemos concluir que é necessário pouco maquinário para sua produção. Portanto, economia de energia e recursos do fabricante. Além disso, sua produção não geraria grande quantidade de resíduos tóxicos (isso excetuando os resíduos da produção do próprio papel, resíduos esses que podem ser tratados para não agredir).

Pensando na distribuição e armazenamento, é relativamente mais fácil, viável e menos dispendioso transportar cabides de papel, em sua forma plana, do que outros cabides. Isso acarreta menor consumo de combustível no transporte, outro fator que o meio-ambiente agradece.

Bem, só pensei nisso por enquanto. Muito interessante a idéia, e muito boa a iniciativa do post e da discussão.

Abraço!

 
At 1:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pessoal tenho um ótimo material em grão (extrusado) para baixar muito o custo para quem fabrica cabides. Estou com 10 toneladas na empresa e esta semana faço a um preço especialíssimo que dá até pra revender e ganhar bastante dinheiro.
Abraço!

 
At 12:25 da manhã, Blogger Au Au Vest said...

Procuro um produto que seja ecológicamente correto, pois desenvolvo uma coleção no mesmo seguimento.Trabalho com vestuário canino e para meu negócio a questão peso não teria tanta importância.A mercadoria exposta em araras é a forma mais comum e de boa visualização nos Pets.O ideal seria no meu caso um cabide de tamanhos aproximados aos infantis e de uma folha apenas.Aonde posso encontrar esses cabides , a ideia é ótima.Silvana

 
At 5:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma bela embalagem para costureira sobre medida ,faz o vestido e vai bonito no cabide adotei essa ideia modelo muito legal ,usa a criativo sem medo de ser feliz .

 

Enviar um comentário

<< Home