lre sódesign: Como cobrar?

terça-feira, dezembro 20, 2005

Como cobrar?

Como cobrar?

Acho que essa é a maior dúvida que os designers de todo o mundo tem.

Muito maior do que questionar o sentido da vida ou qual fonte é a melhor, Garamond ou Helvetia (Helvetia, é óbvio...).

É ou não é?

Acho que 30% (ou mais) dos tópicos nas comunidades de design no Orkut são sobre como cobrar.

E para clarear um pouco as idéias, a
Icograda também fez essa pergunta lá nos "States" e olha como os gringos responderam:



Algo como:

No nosso competitivo mercado, os designers são frequentemente questionados sobre como elaboram os seus custos. Nós estamos interessados em saber mais sobre como você (designer) define o seus preços.

Como você calcula o valor (monetário) do seu trabalho?

Eu tenho uma escala variável que se modifica de acordo com o tamanho e tipo de cliente - 51%

Eu tenho um preço fixo baseado nos meus custos e lucro - 25%

Eu tenho um projeto de custo no que eu penso que o cliente possa pagar - 27%


via:
Icograda