Considerações e elucubrações diárias a respeito do design em todas as suas formas.
...ou...
Egotrips diárias sobre como eu vejo o design, seja gráfico, de objeto, ambiental, de moda, ou de qualquer outro tipo no meu dia-a-dia.
terça-feira, janeiro 31, 2006
Pinball Wizard
Ever since I was a young boy I've played the silver ball From Soho down to Brighton I must have played them all But I ain't seen nothing like him In any amusement hall That deaf, dumb and blind kid SURE PLAYS A MEAN PINBALL!
He stands like a statue Becomes part of the machine Feeling all the bumpers Always playing clean Plays by intuition The digit counters fall That deaf, dumb and blind kid Sure plays a mean pinball
He's a pinball wizard There has to be a twist A pinball wizard Got such a supple wrist
How do you think he does it I DON'T KNOW! What makes him so good
Ain't got no distractions Can't hear no buzzers and bells Don't see no lights a-flashin Plays by sense of smell Always gets the replay Never see him fall That deaf, dumb, and blind kid Sure plays a mean pinball
I thought I was The bally table king But I just handed My pinball crown to him
He put up my favorite table He can beat my best His disciples lead him in And he just does the rest He's got crazy flipper fingers Never see him fall That deaf, dumb and blind kid Sure plays a mean pinball
-The Who
----------
Cara, essa é a mesa-de-centro mais afú de TODOS os tempos!
A tiazinha aí acima pode não paracer muito feliz, mas foi ela que adaptou uma máquina de pinball (com luzinhas e tudo!) na coffe-table mais bacana que eu já vi.
Para quem quiser tentar isso em casa, confira o tutorial no site instructable.com
O "desafio-da-inclusão-digital" será liderado pelo guru da tecnologia Nicholas Negroponte a partir de agora e não mais pelo homem-do-milhão.
Ontem foi apresentada o laptop de US$ 100,00 no Fórum Econômico Mundial em Davos.
Um projeto desenvolvido pelo MIT (que Negroponte é fundador e chairman) e a Quanta Computers para resolver o problema do acesso à tecnologia de países "sub-desenvolvidos" como Argentina, Brasil, China, Egito, Índia, Nigéria e Tailândia (que servirão como projeto-piloto).
O laptop opera a uma velocidade de 500 MHz, cerca da metade da velocidade de processamento dos laptops comerciais, e será equipado com o sistema operacional Linux ou algum outro sistema gratuito.
Ele pode ser armado de maneiras diferentes para servir como um livro eletrônico, uma televisão ou um computador.
Uma manivela amarela que sai do lado do aparelho serve como fonte de energia alternativa em lugares onde não há baterias ou energia elétrica - um minuto de manivela garante pelo menos dez de conexão.
Aqui podemos vê-lo no modo "livro-digital";
e aqui no modo "media-player"
----------
É, praticamente, um Pense-Bem que deu certo na vida!
As olimpíadas de inverno estão para começar a qualquer momento (de 10 a 26 de fevereiro) e a tocha olímpica já está percorrendo o caminho em direção a sede dos jogos em Torino, Itália.
E dá uma olhada no style da tocha:
Também pudera, foi desenhada pelo estúdio Pininfarina.
O único problema do símbolo olímpico é o peso (2kg...), que vai dificultar a vida das personalidades que vão se revezar no transporte da tocha.
De 13 a 17 de março acontece o X Salão de Design (mobiliário) Movelsul em Bento Gonçalves, aqui no Rio Grande do Sul.
Vou ser bem sincero, nunca fui em nenhuma edição, mas já vi algumas coberturas fotográficas da imprensa e achei o bem legal o nível do design no mobiliário em exposição.
Daí, lendo uma matéria no Dexigner sobre a mostra, resolvi entrar no site oficial...
Ai.
Chega a doer os zoínhos a entrada-logotipo, dá uma olhada:
Pô, já que o nível do design de mobiliário é tão bom, bem que eles podiam fazer um esforço maior no design gráfico, hein?
- City Hall é a estória de dois revoltados (JB & KG) que iniciam um tumulto para destituir os poderosos governantes de uma cidade. Após a vitória do povo nas ruas, os dois "líderes" tomam posse como reis. E uma das preocupações deles é acabar com a poluição (as outras são a legalização da maconha e o fim da diferença entre classes...). Mas como acabar com a poluição? Transporte por tubos! Igual ao do Futurama...
Baita viagem, hein?
Mas tem gente que acredita no projeto...
Não é bem igual ao tubo pressurizado do Futurama, mas lembra a idéia.
Essa é a primeira imagem do plano de transporte alternativo velo-city.
Esse velo-city é um projeto de ciclovia elevada para a cidade de Toronto.
E porquê usar tubos?
Para que se possa usar dela durante todo o ano, sabe como é, Canadá no inverno deve ser frio a danar; além da diminuição drástica da resistência do ar, proporcionando assim, melhor desempenho dos ciclistas.
Essa ação de marketing da Sony representa muito bem a diferença de mercado entre o ipod e o player da fabricante japonesa:
Enquanto a Apple licencia o U2 nos ipod´s, que é sem dúvida uma das maiores bandas da atualidade (não que eu goste...), a Sony ataca de Franz Ferdinand nos NW-A1000, que convenhamos é uma banda nanica perto do quarteto liderado por Bono.
Não estou comparando as bandas em termos de coolness (mesmo porquê o FF é bem mais legal que U2, eu acho...) mas de tamanho da legião de fãs.
Tanto que os pobres dos escoceses vão abrir para os lamuriosos irlandeses aqui no Brasil, é ou não é?
Pelo visto Frank Gehry está dando um tempo na arquitetura e está desenhando um carro, sabe como é, para variar.
Explico.
O MIT (Massachusetts Institute of Technology) criou um projeto para redesenhar a relação dos carros com as cidades.
MIT Smart Cities research team's car, Franco Vairani/MIT Department of Architecture
A iniciativa se chama Smart Cities e é, na verdade, um grupo de estudos multi-disciplinar composto por engenheiros e arquitetos que já trabalham a quatro anos no projeto de uma "cidade-do-futuro".
Todo esse esforço pretende discutir questões como congestionamentos, poluição e estacionamentos em grandes centros urbanos.
O projeto final está previsto para o início do ano que vem e prevê um estudo urbanístico para grandes metrópoles e o protótipo de um carro que se adapte as essas novas necessidades.
E quem vai dar uns pitacos, funcionando como um consultor criativo, para esse novo veículo?
Sempre sonhou em participar de uma olimpíada, mas o único esporte em que tu é especialista é halterocopismo (levantamento de copo, especialmente de chopp)?
O comitê olímpico dos jogos de Beijing (BOCOG) abriu inscrições para um concurso que irá escolher o desenho das medalhas (e seus respectivos apetrechos) da Olimpíada de 2008.
Dos mais picaretas e não-praticantes, mas budistas por opção.
E umas das práticas que eu quase nunca faço é entoar mantras com o auxílio da minha mala.
Mala é uma espécie de rosário budista que podem ter 27 (para usar no punho) ou 108 contas (que é o completo, que se usa enroscado no braço, em volta do pescoço ou guardado em uma bolsinha); e "funciona" como o rosário católico, para cada conta, um mantra ou oração.
E eu não faço por preguiça mesmo, sei que é feio isso, mas a preguiça é o meu pior defeito (eu acho).
Mas quando eu vi isso no Mocoloco pensei comigo mesmo:
-Tá aí a minha chance de juntar o ócio profundo na frente da tv com uma possibilidade de paz espiritual (dependendo da programação, é claro...).
É um protótipo de controle remoto na forma de contas, desenvolvido pela Plusminus.
Olha aí, dá para trocar de canal e entoar dois mantras ao mesmo tempo.
Legal!
E tem uma versão já customizada com os principais canais gringos.
Para os budistas modernos e preguiçosos, não tem coisa melhor.
Funciona como o Wikipedia (enciclopédia on-line em que as pessoas são incentivadas a escrever as entradas), porém a diferença é que só tem artigos sobre design.