lre sódesign: Design é Arte?

terça-feira, abril 11, 2006

Design é Arte?

Aqui no meu trabalho tem uma estagiária meio perturbada.

É gente da melhor qualidade, mas precisa ser lapidada e eliminar algumas nóias que assombram a sua cabeça.

Uma delas é a relação da arte com o design.

Explico.

A guria sempre teve um pé na arte, mas algumas situações na vida dela fizeram ela se afastar desse caminho.

Encasquetou que devia se afastar dos pincéis e assim o fez.

Decidiu seguir um caminho diferente do seu dom e escolheu uma área técnica.

Mas por algum desígnio, que não convém citar aqui, resolveu cursar Design.

Bom para ela (eu espero...).

E, como descrito por ela mesma, numa das suas primeiras aulas do curso, o professor fuzilou a turma com a seguinte máxima:

- Design não é arte, design é técnica.

Bom, daí a guria quase surtou.

Logo agora que ela pensava que estava se reaproximando de um "fazer artístico"...

Eu, que quase desisti da Publicidade no meio do curso, para fazer Sociologia, não podia ficar quieto e tive que relativizar um pouco.

----------

Muito simplista essa afirmação do professor da nossa estagiária...

Daí fui atrás de quem realmente sabe de design, procurei as iluminadas palavras de nada mais, nada menos que Charles Eames Jr. e sua esposa Ray.

Uma vez perguntaram para essa dupla se design podia ser considerado arte...

E responderam:

- If it is deemed good enough, yes. (algo como, Se é considerado realmente bom, então é)

Não vou discutir com o casal mais influente do design industrial de todos os tempos, não é?


Ray e Charles Eames Jr.


Lounge Chair e Ottoman por Charles Eames Jr.

Mas posso colocar mais uma pilha...

Para não dizer que só falei de designers, vou me basear nas palavras de Thomas Mann:

A Arte Engrandece a Vida


Também do ponto de vista pessoal a arte engrandece a vida. Propicia maior felicidade e mais rápido desgaste. Grava no semblante do seu servidor pistas de aventuras imaginárias e espirituais e provoca, com o tempo, mesmo mantendo uma vida exterior de calma enclausurada, em exacerbamento e um refinamento da sensibilidade, uma febre e exaustão de nervos como a vida plena de paixões e prazeres extravagantes dificilmente consegue apresentar.

Thomas Mann, in Morte em Veneza


Se engrandece a vida porquê não pode engradecer o nosso amado ofício?

Daí alguém pode vir com aquele clichê brabo:

Arte cria confusão;
Design soluciona problemas.


De novo, não sejamos tão simplistas.

Concordo que design serve, basicamente, para solucionar problemas, mas porquê não fazê-lo com arte quando possível?

Ou seja...

Se design fosse realmente única e exlusivamente realizado para solucionar problemas, nós teríamos apenas um único modelo de cadeira, é ou não é?

Para que criar uma Barcelona ou uma Wassily se uma cadeira de palha soluciona o nosso problema de sentar?


Barcelona por Mies van Der Rohe


Wassily por Marcel Breuer

7 Comments:

At 5:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

considero o design arte até certo ponto..
enquanto a funcionalidade do projeto for mantida é design, depois passa a ser APENAS arte.. não querendo ofender artista nenhum mas o designer além do bonito tem o funcional

 
At 5:16 da tarde, Blogger Giuliano said...

Concordo.

 
At 12:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não sendo uma visão simplista, mas creio sim que uma definição basica de arte versus design seja a expressão do eu versus a solução de problemas. Oquei Oquei, tambem colocamos nosso eu em nossa soluções, mas basicamente resolvemos um problema ao nosso modo(ou modos). Mas tambem podemos nos perguntar: o que é arte ?
Monet é artista ! Duchamp é artista ! Sebastião Salgado é artista ! QUais os padrões que possibiltam alguem falar que um quadro é arte mas um mictorio e uma foto não são (ou são) ?
Essa é o tipo de questão que ninguem vai solucionar (mas claro que discutir faz bem).
Mas que design é tecnica.. ahh isso não é.

 
At 12:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ahh... aliás minha classe tem um trabalho filho da puta pra entregar semana que vem. Um painel grafitado (grafite é arte ? é design ?) que tem que expressar arte e design. Vou ver se tiro fotos e deixo aqui para vcs verem como cada dupla solucionou o problema (aplicou sua tecnica e expressou sua arte).

Alias de novo. Essa discussão sobre arte e design deixou a classe perturbada haha. Cada um com sua definição, explicação e fundamentação, mas ninguem com uma visão definitiva (nem pra ele mesmo nem para o todo).
É isso ai, abrax

 
At 4:19 da tarde, Blogger Giuliano said...

Bacana!

Manda mesmo, para:
kiloou@hotmail.com

E outra, não existe verdade absoluta, o consenso é utópico!

 
At 11:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

funcionalidade??? e a questão da função estética da arte? a arte tb passa a ser funcional... assim como pode ser interativa, participativa e diabo a quatro. existe um limiar muito sutil entre arte e design. a leitura das imagens é exatamente a mesma, assim como o processo de criação, mas o conceito varia. não existe uma definição absoluta do q é arte e do q é design, o certo é q em um ponto as duas se interligam e uma pode ser a outra. uma wassily pode ser arte se for colocada no patamar de arte, ou seja, criada com um conceito artístico e exposta em um museu, exposição, bienal, q seja. assim, como uma tela pode ser posta em patamar de design, seja ela serigrafada em um painel, camiseta ou qualquer coisa. pra mim, design é como se fosse uma arte voltada pra sociedade de consumo. ou algo similar. mas, de qualquer forma, arte e design são inerentes ao ser humano.

 
At 1:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o que difere o design da arte e a sua finalidade a arte e feita para pensar o design e feito para usar a arte e feita pela mente o design e feito pelo corpo na ora que vc cria algo que pode ser usado e tambem nos faz pensar emocionar vc ta fazendo algo que e arte e design na ora que vc utiliza elle e design na ora que vc nao utiliza vira uma escultura .
O professor nao erou dizendo que o design e tecnica porque o design no sentido verdadeiro da palavra e isso pensando no design industrial aonde tem que pensar na função na ergonomia na reperibilitade dos materiais na produção e no custo com preço final
realmente isso nao poderia chamar de arte por isso gastaria diferenciar esse tipo de design do otro aonde essas esigencias nao sao levadas e consideração .
depois de duchamp a arte se fundiu com todo que e criação e espresão .

 

Enviar um comentário

<< Home