lre sódesign: Logo-Express I

quarta-feira, abril 12, 2006

Logo-Express I

Ó, o primeiro post de hoje sobre criação de logos é uma lista de 20 regras criadas pelo coletivo Be A Design Group.

Eu sei que regras foram feitas para serem quebradas, mas é um inventário divertido e vale a pena dar uma lida:

1. Consiga o máximo de informação possível antes de começar um projeto.

2. Tenha certeza que você está trabalhando para quem vai decidir.

3. Não se "inspire" apenas com livros de logos. Tente um museu de arte ou um ferro-velho (???).

4. Não use degradês. Se for usar, certifique-se que a marca vai ficar legal sem esse recurso.

5. Comitês não conseguem chegar a um consenso. Tenha sempre um plano direto e transparente para aprovação se for trabalhar para um comitê (e nunca aceite trabalhar se ouverem mais de um comitê envolvidos na aprovação)

6. Procure sempre entender o quê o cliente fala nas entrelinhas, quando estiver coletando um briefing.

7. Keep animation in the back of your mind, even if you don’t see the client needing it immediately.
(Confesso que não entendi direito essa regra, então deixei sem tradução)

8. Não deixe os "ajustes finais" para depois da aprovação com o cliente. Em praticamente todos as vezes o cliente quer o trabalho para ontem. Se deixar assim mesmo, certifique-se de seguir nos mínimos detalhes.

9. Trabalhe para o seu logotipo parecer atual e não trendy. Modismos sempre passam.

10. Por mais que você tenha amado a marca que acabou de criar, tenha certeza que ela está bem balanceada com a tipografia. Não deixe que a marca supere o nome do cliente e vice-versa.

11. Simplifique.

12. Certifique-se da possibilidade de redução do logotipo.

13. Pense o conceito de forma de um modo total. Por exemplo: a garrafa de Coca-Cola.

14. Quando estiver criando formas, use a menor quantidade de curvas para atingir seu objetivo.

15. Sempre começe com algum esboço a mão. Mesmo que você não seja um bom desenhista, rabiscos são uma excelente forma de expressão.

16. Inicie em P&B. Cores definirão uma dimensão de emoção em um segundo momento.

17. Evite criar uma marca que sirva apenas para o seu cliente. Procure universalidade no conceito da criação.

18. Nunca perca a perspectiva total do trabalho.

19. Nunca apresente uma opção de logotipo para o cliente sem ter 100% de confiança na peça. O cliente sempre vai escolher o seu layout preterido.

20. Não esqueça que o o logotipo é apenas um elemento (importante, mas apenas um deles) de um trabalho maior de identidade e branding.

Aqui vocês podem ler o original (em inglês).

via: Be A Designer Group